POLÍCIA AMBIENTAL LIBERTA 10 AVES MANTIDAS EM CATIVEIRO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAS 01/01/1970 - 13:10

Um homem e uma mulher foram encaminhados à Polícia após denúncias de maus tratos a aves silvestres, na última terça-feira (06/11), em São José dos Pinhais. A ação foi conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), que recuperaram 10 aves que estavam presas em gaiolas.

A abordagem aconteceu na residência de um dos suspeitos. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram uma mulher carregando uma sacola com um filhote de papagaio-verdadeiro (Amazona Estiva). Segundo as informações, quando ela foi questionada, disse que a ave pertencia ao seu filho, que, por sua vez, ao ser abordado, confirmou a informação, acrescentando, ainda, que teria mais espécies em sua casa.

Já no imóvel, além de mais dois papagaios-verdadeiros, os policiais localizaram outras nove aves de diferentes espécies, totalizando (junto ao encontrado na sacola) 10 animais que, de acordo com as informações, estavam em gaiolas pequenas e visivelmente sujas, configurando situação de maus tratos.

Dentre as espécies apreendidas, estão: três papagaios-verdadeiros; uma Tiriba-de-barriga-vermelha; dois Cuiú-cuiú; dois Trinca-ferros e dois Saguis.

Durante os questionamentos, o rapaz informou aos policias que não possuía a documentação necessária para manter os pássaros em cativeiro, e ainda acrescentou que as aves foram compradas de um traficante de animais silvestres, morador do bairro Hauer, em Curitiba.

Diante dos fatos, os dois suspeitos foram encaminhados à sede do BPAmb-FV, para a lavratura do Termo Circunstanciado (TC). Ambos terão que pagar multas pelos crimes de transporte e cativeiro irregular das aves. Já os pássaros serão encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que sejam tomados os devidos cuidados.

Últimas Notícias