NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA, A SECRETÁRIA DA FAMÍLIA PROMOVEU UM EVENTO COM PALESTRA E ATIVIDADES 18/06/2018 - 14:10
Nesta última sexta-feira (15/06) aconteceu uma palestra transmitida para todo o Estado sobre o dia de conscientização da Violência contra Pessoa Idosa. O evento foi feito pela Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social no Palácio das Araucárias, em Curitiba e reuniu pessoas idosas e representantes de entidades sociais e governamentais que trabalham com esse público.
A secretária da Família, Fernanda Richa, afirmou que a garantia de direitos passa pela troca de informações e sugestões entre todas as secretarias que atendem esse público. “Estamos sempre discutindo e conversando sobre o assunto. O Ministério Público está sempre atuando conosco, assim como a Polícia Militar, o Conselho Estadual da Pessoa Idosa e órgãos do Estado para que possamos mostrar caminhos para manter a garantia de direitos da pessoa idosa, e de outros públicos”, afirmou.
A promotora de justiça do MP Rosana Beraldi Bevervanço disse que embora ainda se enfrente violência contra a pessoa idosa, principalmente no meio familiar, há mecanismos de proteção e conscientização da sociedade. “Equipes da secretaria e do MP somam esforços para conferir dignidade também em outros setores da vida do idoso, na vida em sociedade, no trabalho e na educação, ou seja, na integração plena da pessoa idosa na família e na comunidade”, disse Rosana.
A cartilha Conhecendo os Direitos da pessoa Idosa, lançada no fim do ano passado pela Secretaria da Família, ganhou uma animação que será exibida nas escolas do Paraná, em parceria com Secretaria de Estado da Educação. “A educação tem um papel de fazer os jovens entenderem a importância da pessoa idosa na vida deles e na própria sociedade”, disse a secretária da Educação, Lucia Cortez.
“Respondemos com frequência perguntas sobre bens patrimoniais, principalmente de filhos que querem se apropriar de residência ou parte de terreno. Não existe herança de pessoa viva. Ele só pode dispor do imóvel depois da morte da pessoa idosa”, completou Fabiana.
DENÚNCIAS – Os casos de violação de direito devem ser denunciados. Só neste ano, foram recebidas 289 denúncias de violência contra pessoas idosas, 242 apenas Disque Denúncia - 181. A coordenação dos Direitos da Pessoa Idosa mantem o telefone 0800-410001, pelo qual a pessoa recebe orientações e tira dúvidas sobre seus direitos. Desde janeiro, foram 555 ligações dessa natureza.
Entre as violências mais comuns registradas estão negligência, com 202 chamadas; agressão verbal, com 174; e agressão física, com 136. A maioria dos casos acontece dentro da residência da família.
É muito importante pensar que é responsabilidade e dever de todos denunciar qualquer crime de violência ou violação de direitos contra a pessoa idosa pelo Disque Denúncia – 181 ou se preferir pelo site www.181.pr.gov.br , as denúncias são gratuitas e o anonimato é garantido.